Agronegócios
Sebrae/MT realiza primeira missão técnica com pecuaristas nos Estados Unidos
Compartilhe:
Ao todo, 19 pecuaristas mato-grossenses estão participando de uma imersão voltada ao setor no estado do Texas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) está realizando a 1ª Missão Benchmarking da Pecuária nos Estados Unidos, com pecuaristas empreendedores do Mato Grosso. Ao todo, 19 produtores estão participando deste intercâmbio de conhecimentos, que terá a duração de oito dias, com o término no próximo domingo (01).
A missão tem como destino as cidades de Austin, Bryan e Dallas, localizadas no estado norte-americano do Texas- que é reconhecido mundialmente pela potência em produção agropecuária. O grupo tem, entre as principais atividades, a realização de visitas técnicas em universidades, indústrias, fazendas, órgãos governamentais e associações de produtores pecuaristas. O foco é buscar informações sobre boas práticas tecnológicas e experiências de mercado que possam contribuir com o manejo bovino em território nacional.
Além da busca por inovações no setor, a missão também proporciona a apresentação do produto brasileiro ao mercado norte-americano, o que pode contribuir com a introdução destes pecuaristas ao comércio exterior. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e, por ano, esta relação comercial totaliza mais de 100 bilhões de dólares aos dois países.
Para o pecuarista Cristiano Pasiani, da Agropecuária Conquista, os desafios enfrentados pelos produtores texanos também são sentidos no Brasil, principalmente aos pequenos e médios pecuaristas em relação às grandes empresas. Cristiano também pontua que conseguiu esclarecer as dúvidas sobre o “novo ciclo da pecuária” durante a missão.
“Hoje, nos Estados Unidos, por exemplo, o ciclo da pecuária, quando antes se tinha dois ou três anos de abate de fêmeas se estendeu a seis anos de abate de fêmeas. E isso impactou na produção”, afirma Pasiani.
O pecuarista Invaldo Weis, da Agropecuária Esperança, também afirma que essa alteração impacta diretamente na produção das fazendas. “A população de gado diminuiu, porém, a produção de carne aumentou. E, do lado comercial, não houve esse balanço. É uma super oferta de carne, com menos animais no processo”, pontuou Weis.
Para o analista técnico do Sebrae, Mirael Praeiro, que está acompanhando a missão, o conhecimento obtido pelos produtores pode auxiliar na busca de soluções que terão impacto positivo em um futuro a curto prazo. “Nós, do Sebrae, estamos sempre trazendo soluções que possam contribuir com o que tem de melhor no mercado para quem é micro ou médio produtor. Essa é a primeira vez que estamos fazendo uma missão como essa, voltada para a pecuária, um dos principais pilares da economia do nosso estado. E é gratificante saber que estamos tendo um retorno satisfatório nesta experiência”, destaca.
Missão
Os participantes inscritos fazem parte da lista de clientes do Sebrae-MT em diversas cidades do estado, como Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Vera e Cuiabá.
Nesta quinta-feira (29), a missão embarca para Austin, onde ocorrerão visitas em startups, na indústria de sêmen animal Elgin Breeding Service e no Departamento de Agricultura do Texas.